quinta-feira, 26 de julho de 2007

Notícias da Escola

Nossa Escola está cadastrada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), tal cadastro foi realizado no mês passado, desde então podemos solicitar ao Instituto o envio de duas publicações mensais. As obras abordam a Educação e apresentam estatísticas, gráficos e análises sobre o tema. O material recebido será uma útil ferramenta para as reuniões pedagógicas e para os professores de nossa Escola!







Na semana que antecedeu o recesso escolar recebemos da Secretaria de Educação a Distância (SEE), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), por intermédio da SRE - Leopoldina, um pacote com 50 mídias de DVD contendo programas produzidos pela TV Escola. As mídias apresentam programas que atravessam a Matemática, Educação Física, Literatura e História chegando até aos temas transversais como, Ética e Meio-ambiente. Portanto, esse material será muito importante para os professores enriquecerem mais suas aulas, produzindo novos trabalhos e aprofundando os temas curriculares. Já os alunos ficarão ainda mais empenhados nas aulas, tendo em vista a utilização do recurso áudio-visual que permitirá ao educando obter um aprendizado significativo e prazeroso.



Em breve, receberemos mais um pacote da Secretaria de Educação a Distância, porém, neste virá um aparelho de reprodução de DVD.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

E-mail recebido do Centro Cultural de Idiomas - CCI

O CCI - Centro Cultural de Idiomas parabeniza a Escola Estadual Justiniano Fonseca pela notável segunda ediçãoo de seu jornal. Na oportunidade parabenizamos também o Sr Diretor Rodolfo Alves Pereira pela excelente atuação e desempenho.
Esperamos em breve fazermos parte da família dessa escola.
Sucessos

Diretores

Carlos Cerqueira Costa
Paulo Werneck

domingo, 22 de julho de 2007

E-mail recebido do amigo Júlio Cesar Martins Gonçalves

Caro Professor Rodolfo Alves Pereira,

Saúdo a iniciativa desta Escola Estadual na promoção do "Saber" através deste espaço, que extrapola as páginas impressas, fazendo-se sem fronteiras através da internet.
Muito tenho à considerar, mas oportunamente o farei. Por hora, dou os parabéns pela qualidade dos artigos publicados, pela beleza do material fotográfico que é fundamental na assimilação dos acontecimentos e até mesmo para a preservação da "Memória" local, uma de nossas maiores lutas desde os tempos de faculdade.
Aproveito para lhe cumprimentar pela eleição que o conduzirá à Direção desta Escola. A todos os educadores desta Instituição de Ensino, minha admiração, em especial à Professora Maria Alice, que em seu período como Diretora fez o melhor para a comunidade escolar.
Nesta oportunidade, louvo artigos como o de nossa colega Luciana Nazar, que vem em muito a enriquecer o acervo que se passa a constituir através deste Blog.
Parabéns. Parabéns. Parabéns.






Radialista Júlio Cesar Martins Gonçalves - Professor Graduado em História pela FAFIC/FIC - Cataguases

sábado, 21 de julho de 2007

SEGUNDA EDIÇÃO DA FOLHA ESTUDANTIL ON-LINE






Estamos disponibilizando para nossos usuários a segunda edição da Folha Estudantil!Para a segunda edição foram impressos 500 (quinhentos) exemplares, superando as 300 cópias da "Folha" inaugural.Além disso, o nosso periódico está se tornando cada vez mais interativo, propondo atividades e desafios para os nossos leitores, apresentando temas variados, tais como a saúde, que são importantes para o cotidiano das pessoas. A participação dos alunos e professores também está crescendo, cumprindo um dos principais objetivos do jornal - Mobilizar os principais agentes da Escola.

Vale a pena conferir essa edição!

terça-feira, 17 de julho de 2007

PIT BULL - Um risco para a sociedade

Às vezes, me pergunto o que leva um cidadão a adquirir um cão Pit bull, que é reconhecidamente um animal feroz, detentor de grande agilidade, força e agressividade.
As origens desse cão nos remontam à Inglaterra no século XIX, onde era comum os combates entre cães ferozes, os quais duelavam até a morte, levando o público britânico ao frenesi.
Para tornar as lutas entre caninos mais atrativas, isto é, elevar o nível de violência dos embates, os organizadores das rinhas decidiram cruzar cães ferozes de diferentes subraças. O experimento foi realizado, provavelmente, com os Bulldogs e os Game terriers. Desse cruzamento surge uma nova subraça, a dos Pit bulls, que agregava as diversas características dos seus ancestrais, dentre elas a ferocidade, a força e a velocidade. Assim, o novo cão poderia ter melhor desempenho nas rinhas, inclusive ao enfrentar outros animais, como ursos, touros e até leões.


Não demorou muito para esse animal ser trazido para a América, por volta da segunda metade do século XIX.
Atualmente, é cada vez mais comum encontrarmos notícias nos jornais, na internet ou na televisão, relatando ataques de Pit bulls a pessoas e, em muitos desses casos, as vítimas têm parte de seus corpos mutilados, quando não são mortas, dada a violência do agressor, ou seja, o cão.

Fico assustado com o aumento significativo dos ataques e preocupado com o aumento do número de cães Pit bull no convívio social. A nossa sociedade já vive se arrastando com inúmeros problemas. Sofremos com desemprego, miséria, desigualdade, violência de todos as espécies, corrupção política etc, mas assim mesmo admitimos no seio social um animal feroz, que nada acrescenta para o bom funcionamento da sociedade, pelo contrário, representa real perigo para a vida de qualquer cidadão.

Esse animal, que carrega a violência em cada célula de seu organismo, pode até ser criado em um ambiente onde receba carinho e afeto, mas, apesar disso, continuará sendo um animal com limitações cognitivas que o tornam incapaz de pensar, raciocinar e refletir.

Os defensores dos Pit bulls argumentam que o cão criado com carinho se torna manso e sereno. Contudo, eu não acredito que a criação recebida seja capaz de anular os instintos do animal, que poderá atacar quando se sentir ameaçado ou se deparar com alguém que lhe é estranho, caso de um carteiro ou qualquer outra pessoa que não conviva com ele.

O governo de Minas Gerais já atentou para a onda de ataques dos cães e para outro problema que está se tornando comum - o abandono de alguns cães, da raça Pit bull, pelos seus proprietários. Por conta disso, foi elaborada a Lei 16.301 de 2006, com a finalidade de regulamentar a criação dos cães de grande porte e força. Os proprietários desses cães terão que registrá-los junto ao Corpo de Bombeiros e apresentar a seguinte documentação: [1]
I - comprovante de vacinação do animal;
II - qualificação do vendedor e do proprietário do animal;
III - declaração da finalidade da criação do animal.

A referida lei ainda dispõe sobre outras obrigações, tais como utilizar equipamentos de
contenção para o animal, quando este for conduzido em vias públicas, evitar o acesso do cão às caixas de correio, hidrômero etc.
A Lei também prevê punições e pagamentos de multas para os donos dos cães que atacarem as pessoas. Da mesma forma, os Pit bulls que não forem registrados poderão ser apreendidos, gerando a cobrança de multa para o seu proprietário.

O artigo mais interessante é o 4º, que diz o seguinte:
"É proibida a adoção, a procriação e a entrada de cães da raça pit bull no Estado."
O cumprimento do artigo será fundamental para a aniquilação do Pit bull em nosso Estado. Tenho certeza de que logo essa Lei servirá como um paradigma para as outras Unidades Federativas do País. Não precisamos de mais ferocidade na sociedade. O Pit bull nada acrescenta para a Humanidade e, se for extinto, não provocará deseqüilíbrio algum para o meio-ambiente e ou cadeia alimentar, já que tal animal foi produzido a partir de experimentos humanos, na tentativa de criar um ser extremamente forte e violento, que propiciasse mais sangue e diversão para a platéia britânica do século XIX.

Curioso, hoje esse "experimento" constitui um grande risco para a integridade física de qualquer cidadão, assim como o Frankenstein, personagem literário criado pela escritora britânica Mary Shelley, no início do século XIX. Frankenstein surgiu a partir de um experimento científico, o qual conseguiu dar vida a um cadáver. Posteriormente, o ser ressuscitado se desentende com o seu criador, passa a persegui-lo e assassina sua mulher amada.
Ao que parece, os britânicos gostavam mesmo de realizar experimentos no século XIX e, tempos depois, se arrependiam de tê-los feito, pois o cientista criador do Frankenstein perdeu sua amada e acabou morrendo na tentativa de destruir seu experimento falho. Os Pit bulls atualmente também sofrem sanções na Grã-Bretanha, onde sua criação também está sendo restringida.

Por que a criação desse animal está sendo restringida??

Mais um experimento britânico que falhou...


NOTA

[1] Incisos extraídos do artigo 2º da Lei 16.301 de 2006.




Rodolfo Alves Pereira

domingo, 15 de julho de 2007

O consumo de drogas no Mundo

Abaixo colocamos os links de notícias interessantes e assustadoras, que trazem alertas sobre o consumo de drogas no Mundo.



SEGUE UM BREVE COMENTÁRIO

Todos nós sabemos que o Brasil está no ranking dos principais países, onde é marcante a atuação do narcotráfico, e também há elevado consumo de drogas.
Como combater esse mal, ou melhor, esse "câncer"?
A resposta não é simples, e as ações corretivas tampouco, mas se não começarmos a agir logo, poderá ser tarde demais...
Uma resposta muito comum é a seguinte:
"Devemos combater as drogas com Educação, com oferta de empregos e distribuição de renda."
Estamos de acordo com a assertiva acima, porém, tais ações precisam migrar do plano do discurso para o plano real, efetivamente.
Caso contrário, a conjuntura, que se consolida como estrutura nacional, permanecerá inalterada. Se não combatermos já o câncer, isto é, o consumo de drogas e o narcotráfico, iremos assistir à proliferação do mal. Uma vez diagnosticado o câncer, este precisa ser imediatamente tratado, se essa atitude não for tomada a doença se espalhará rapidamente de um órgão a outro, impossibilitando o organismo do paciente de resistir à doença e, também, inviabilizará os tratamentos médicos.
Portanto, para evitarmos que a Nação seja completamente tomada pelo mal, é fundamental a intensificação das medidas preventivas, ou seja, os investimentos em educação e cultura, o desenvolvimento econômico, que por sua vez irá gerar empregos e proporcionar a distribuição de renda, para que os cidadãos tenham aspirações sociais, e reais possibilidades de concretizar suas idealizações. Dessa forma, tais cidadãos não irão optar pela alternativa de vida oferecida pelo mundo paralelo das drogas, do alcoolismo, da prostituição e do narcotráfico.


Cabe ressaltar, que a vida oferecida pelo mundo das drogas e suas atividades circunvizinhas são, na maioria das vezes, retratadas nas letras das músicas produzidas principalmente nas periferias das capitais Rio de Janeiro e São Paulo. Trata-se do gênero musical chamado Funk, adaptação brasileira do gênero musical norte-americano, que atrai cada vez mais jovens ouvintes, com composições que estimulam práticas violentas e o sexo irresponsável, haja vista os termos utilizados para caracterizar as mulheres: "cachorra", "vaca", "bandida" etc; os homens também foram transformados pelo funk, porém, são mais conhecidos como: "tigrão", dentre outros termos medíocres, dos quais não me recordo.
Leia um trecho da música, se é que podemos caracterizá-la assim, "Boladona" que sustenta minha argumentação:

"Tati Quebra Barraco - Boladona
Na madruga boladona,
Sentada na esquina.
Esperando tu passar
Altas horas da matina
Com o esquema todo armado,
Esperando tu chegar
Pra balançar o seu coreto
Pra você de mim lembrar
Sou cachorra, sou gatinha, não adianta se esquivar
Vou soltar a minha fera, eu boto o bicho pra pegar"

Percebe-se nesta letra, bem como em muitas outras, a redução das mulheres a simples artefatos sexuais, e o mesmo acontece com os homens. Os valores de respeito e carinho passam cada vez mais longe desse tipo de mídia.
É comum encontrarmos nas melodias do funk, o incentivo à violência, e alusão ao tráfico de armas, caso do "Rap das Armas" :


"MC Cidinho E MC Doca - Rap Das Armas
E se tu tomar um "pá", sera q vc grita ? Seja de ponto 50 ou entaum de ponto 30
Mas se for alemao eu naum deixo pra amanha
Acabo com o safado, dou-lhe um tiro de fazan
Porque esses alemao sao tudo safado
Vem de garrucha velha da dois tiro e sai voado.
E se naum for de revolver, eu kebro na porrada
E finalizo o rap detonando de granada!"
Os próprios bailes realizados nas favelas do RJ e SP, são financiados pelos traficantes de armas e drogas, que são conhecedores do poder de atração que esses eventos exercem sobre as mentes dos jovens. Os bailes são fontes de renda extra para os traficantes, que aproveitam o momento para incrementar a venda de tóxicos, ao som do Funk.
Somente através da Educação, Cultura e Esporte, poderemos libertar as nossas crianças e jovens dessas armadilhas, que ficam codificadas em forma de música, e exercem impactos significativos na formação psico-social da criança e do adolescente. Enfim, a Educação tem o poder de transformar vidas, e pode conscientizar os educandos sobre os inúmeros riscos oferecidos pelas drogas, pelo álcool e, claro, pela criminalidade. A partir dessa conscientização, com certeza a possibilidade do indivíduo se desviar do caminho certo ficará reduzida, ao passo que a chance de sucesso pessoal e social aumentará.
A atitude para intensificar a luta contra o narcotráfico deve ser política, mas deve partir também de cada cidadão. Nós temos que cobrar as ações políticas de nossos representantes nos poderes legalmente constituídos, e fiscalizar a aplicabilidade dessas ações e sua eficácia no saneamento dos problemas de nossa sociedade.

domingo, 8 de julho de 2007

O Teatro Experimental do Negro

Nesta postagem contamos com a colaboração especial da amiga e historiadora Luciana Nazar, que reside em Cataguases. Nazar especializou-se na História da África e do Negro no Brasil, e vem desenvolvendo diversos estudos abordando a cultura afro-brasileira, as relações étnicos-raciais e o diálogo político entre o Brasil e os países africanos.
Em breve artigo, Nazar busca as origens do Teatro Experimental do Negro (TEN), e relata os importantes desdobramentos socio-culturais, gerados a partir da implantação do TEN.
Leia o texto da Professora Luciana;


TEN (TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO)

Fundado em 1944 por Abdias Nascimento, o TEN representa no contexto da História dos afro-brasileiros, um instrumento de alfabetização institucional e política.
No palco dos Teatros fluminenses, pedreiros, serventes, caseiros, faxineiros (as) e domésticas encenavam a dimensão das relações étnico-raciais no Brasil e peças, ou relatos de escritores consagrados ou desconhecidos.
Neste projeto, os atores, em sua maioria analfabetos, aprendiam os conteúdos pragmáticos curriculares e algumas noções da sua História, contextos africanos e Política.
A implantação do TEN no Brasil deve–se a influência norte-americana e um projeto universal, idealizado pelos negros estadunidenses (maioria batistas), americanos centrais e africanos, chamado NEGRITUDE. O modelo brasileiro era idêntico ao norte americano.
Da oficina deste projeto saíram as primeiras referências negras das políticas representativas públicas, e prestigiados atores da rede Globo. Menciono alguns: Grande Otelo, Zezé Mota, Milton Gonçalves, Tony Tornado, Ruth de Souza, Neuza Borges e Abdias, uma das maiores referências da luta dos negros da contemporaneidade.

Abdias possui 93 anos, e desde os 15 milita pela causa do Negro. É Doutor em
Antropologia (EUA), foi por duas vezes Deputado Federal (1983-1987) e três vezes Senador da República (1991-1996-1999).

Iniciativa semelhante ao TEN, também manifestou-se na imprensa, artes, festivais de poesia, nos clubes negros e alguns espaços religiosos.

Luciana Nazar*

*Licenciada em História (FIC - 2005); Especialista em História da África e do Negro no Brasil (UCAM, Rio de Janeiro)
Contato: luciananazar@yahoo.com.br






sábado, 7 de julho de 2007

Agradecimentos Especiais

Aproveito este espaço para agradecer aos companheiros (as) de trabalho, aos nossos queridos alunos (as), aos pais e à prezada comunidade de Tebas pela acolhida, pelo respeito e pela parceria durante todo o tempo de exercício enquanto Professora e ou Diretora deste distinto educandário.
Desejo ao nosso Diretor / Professor Rodolfo Alves Pereira e a toda a Comunidade Escolar, grandes e significativas realizações nesse novo tempo!

Que Deus abençoe a todos!

Profª. Maria Alice da S. Pandeló

terça-feira, 3 de julho de 2007

A nossa Escola irá fazer a diferença

No dia 04 de julho, todas as escolas estaduais mineiras paralisaram suas atividades letivas para reunir seu Corpo Docente, com a finalidade de construir um Plano de Intervenção Pedagógica, o qual será colocado em prática a partir de Agosto, com o objetivo de melhorar a qualidade da Educação Pública.
Na Escola Esatdual Justiniano Fonseca, o dia 04 de julho foi longo e proveitoso! Na parte da manhã estiveram reunidos as professoras das séries Iniciais do Ensino Fundamental. No turno vespertino, foi a vez dos professores das séries Finais do Ensino Fundamental.
Os coordenadores dos trabalhos deste dia foram: A diretora Maria Alice S. Pandeló, a especialista Lúcia de Fátima Pereira Furtado e o diretor indicado Rodolfo Alves Pereira.

A essa equipe coube a função de apresentar para o Corpo Docente os resultados obtidos por nossa Escola no Sistema Mineiro de Avaliação da Escola Pública (SIMAVE), avaliação externa realizada por nossos alunos em 2006. (Para mais detalhes sobre o SIMAVE confira o artigo "Divulgado os resultados do SIMAVE", postado no dia 12 de junho no nosso Blog, ou leia o artigo "Divulgado os resultados do SIMAVE 2006", publicado na 2ª edição da Folha Estudantil).

Após a análise desses resultados, a equipe pedagógica e o corpo docente fizeram uma reflexão, e listaram alguns pontos positivos e negativos presentes na nossa Escola. Feito isso, os educadores iniciaram a construção do Plano de Intervenção Pedagógica, conscientes de que a partir de agora, teremos uma complexa tarefa pela frente - Melhorar a prática educativa e qualidade da Escola Pública.

Tal desafio, só poderá ser vencido com o trabalho em equipe e com o comprometimento de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Portanto, é fundamental a parceria entre educadores, estudantes e seus responsáveis legais para conseguirmos a efetivação do Plano de Intervenção Pedagógica.

No dia 07 de julho, sábado as 16:00 H, a Comunidade estará reunida em nossa Escola para tomar conhecimento do Plano de Intervenção Pedagógica, construído pelos educadores. Porém, a Comunidade não ficará passiva frente ao Plano, ela poderá e deverá registrar discordâncias e sugestões para enriquecer e validar o Projeto.

Este momento é crucial para o futuro de nossa Escola, por esse motivo, faz-se necessário a participação de toda a Comunidade Escolar para que todos fiquem cientes dos objetivos da Escola, e da importância de cada indivíduo nesta nova jornada.

[Aguardem mais notícias sobre os eventos do dia 04 e 07 de julho]

Abaixo encontra-se disponível o material que foi construído pela Equipe Pedagógica, e utilizado na reunião do dia 04 de Julho:













domingo, 1 de julho de 2007

Fatos e Fotos [1º Bimestre 2007] [2]

Alunos da 5ª Série assistindo ao documentário "A Origem do Homem". Após o vídeo, os estudantes reconstruíram alguns instrumentos pré-históricos.






Fatos e Fotos [1º Bimestre 2007]

A pedido de muitos alunos da nossa escola, estamos postando algumas fotos registradas no 1º Bimestre deste ano.

Confira os Fatos e as Fotos que movimentaram o início do nosso ano letivo:
Visita à COPASA